eusoucaipora_banner.png

EU SOU CAIPORA: A Menina e o Poder das Matas

"Eu Sou Caipora: A Menina e o Poder das Matas" é um curta-metragem de animação sobre um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Criado pela Vivárte, o curta, que busca celebrar questões ambientais e socioculturais do país, também conta com a produção do ilustrador e designer Anderson Awvas, realizador do Folclore BR: Uma Nova Visão, projeto dedicado a explorar novas formas de falar sobre o folclore nacional.

SINOPSE​

A animação conta a história de Luana, uma menina apaixonada pelos animais que vive no interior de São Paulo. Depois de ver seu amigo Quiquinho, um pequeno macaco-prego, capturado por contrabandistas, Luana recorre às histórias de sua avó sobre a lenda de Caipora para salvá-lo.

AINDA HÁ MUITO PELA FRENTE

Tudo produzido até agora, desde trailers a ilustrações, são apenas protótipos e rascunhos iniciais do que será o curta-metragem.

FEITO COM QUEM​ ENTENDE FOLCLORE

O projeto está sendo produzido em parceria com o artista Anderson Awvas e seu projeto Folclore BR. O artista ficou bastante conhecido ao fazer uma série de artes que traziam a seguinte provocação "“E se as animações da Disney fossem no Brasil?”.

Já o projeto Folclore BR é um movimento de resistência cultural que busca uma nova visão do folclore brasileiro em diálogo com temas da atualidade. A ideia principal do projeto é buscar constantemente por novas maneiras de comunicar sobre folclore através de uma geração de conteúdos diversificados. Lá você encontrará artes adaptando lendas, questões e dilemas da sociedade, game-plays, estudos de referências, bate-papos, vídeos, podcasts e outros materiais que possam ajudar a impulsionar essa corrente do bem cultural.

FBR-clique.png

FINANCIADO COLETIVAMENTE

Para a produção do projeto foi realizado inicialmente (entre os meses de agosto e outubro de 2020) uma campanha de financiamento coletivo, através da plataforma Catarse. A campanha alcançou números surpreendentes e foi destaque nos principais portais da web, como Jovem Nerd, Site Mundo Negro, Correio Brasiliense, Garotas Geeks, Pixel Show, podcast Sala 1604 entre outros.

A ESCOLHA DA VOZ DA PROTAGONISTA​

Para a escolha da voz da protagonista da animação, Luana, realizamos uma chamada. Através disso buscamos encontrar mulheres negras e brasileiras para dar voz a personagem e fazer parte da animação.

As inscrições (que contou com a participação de mais de 230 mulheres) ficaram  abertas até dia 11/01/2021. O resultado da voz selecionada será divulgado em breve nos canais oficias do projeto.

NOS ACOMPANHE PELAS REDES SOCIAIS

  • iconeInstagram
  • iconeYT
  • iconeTwitter
  • iconeFacebook

©2021 por VIVÁRTE | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS